Um dado preocupante faz acender um alerta na área de sustentabilidade e meio ambiente no país. Segundo uma reportagem da Agência Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos aptos para serem reciclados são enviados para esse fim no Brasil. Um índice muito abaixo, comparado a outros países emergentes como Argentina, Chile e Turquia, que ostentam uma média de 16% de reciclagem. Por isso, é importante difundir para as pessoas a importância dos benefícios da reciclagem.
Tais benefícios são a redução de emissão de gás carbônico, a geração renda para trabalhadores mais pobres e a diminuição de custos para empresas e entidades públicas. Então, se você quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!
O que é reciclagem?
A reciclagem é a técnica utilizada para reaproveitar materiais descartados e transformá-los em novos produtos. O objetivo dela é reduzir a quantidade de lixo gerada e melhorar a preservação dos recursos naturais. A reciclagem é uma das maneiras mais efetivas de tratar os resíduos sólidos, trazendo benefícios para as áreas ambiental e social.
Esse processo de reaproveitamento serve para dar um novo sentido aos resíduos, que sem um tratamento adequado causam desperdícios, impactos ambientais e problemas sanitários. Um objeto jogado na lixeira, como uma latinha de refrigerante, pode se tornar o mesmo produto ou se transformar em um novo material com outra finalidade.
Qual é a importância da reciclagem?
A importância da reciclagem pode ser medida em impactos ambientais e sociais. Na esfera ambiental, ela é considerada o tratamento mais limpo e seguro para os resíduos. Enquanto na esfera social, ela é fundamental para garantir o sustento de milhões de catadores dependentes desses materiais para sobreviver.
Quais são os benefícios da reciclagem?
A reciclagem propicia muitos benefícios para o ser humano e para o meio ambiente. Confira alguns deles a seguir!
Reduz a emissão de gás carbônico
A reciclagem usa menos energia no processamento e no fornecimento de novas matérias-primas, o que significa menos emissões de gás carbônico. Além disso, ela retira os resíduos liberadores de gás metano dos aterros sanitários. Portanto, a diminuição de gases causadores do efeito estufa emitidos na atmosfera reduz os impactos negativos das mudanças climáticas.
Diminui custos
A reciclagem ajuda a diminuir gastos nas gestões pública e privada. As prefeituras economizam com limpeza urbana, na construção de aterros sanitários e no tratamento de doenças. Já as indústrias economizam energia elétrica necessária para fazer novos produtos a partir de matéria-prima bruta.
Gera renda
As cooperativas de catadores conseguiram, ao longo dos últimos anos, um faturamento crescente com ganhos de produtividade, apesar de somente 4% dos resíduos serem reciclados no Brasil. A reciclagem de latas de alumínio é a principal fonte de renda de cerca de 800 mil catadores (as) atuando no Brasil, segundo estimativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).
Além desses benefícios da reciclagem, outro ponto importante é a diminuição da quantidade de resíduos que são encaminhados aos aterros sanitários. Boa parte desses locais estão lotados, de modo que a solução para aliviá-los é a prática da reciclagem. Por esse motivo, o assunto tem que ser mais debatido na sociedade.
A reciclagem é um tema muito importante da atualidade, por isso compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a ele!